Algoritmo é uma sequência infinita de dados bem definidas.
Resumindo em poucas palavras algoritmo nada mais é que a execução de uma tarefa
passo a passo, algoritmos não significam necessariamente ser um programam de
computador (embora sua grande maioria seja desenvolvida para ser utilizada em
um) e sim os passos para se realizar algo. Também podem ser implementados por
outros modos, tais como uma rede neural (estimulando o cérebro).
Como surgiu o algoritmo
Surgiu no ano 300 a.C., chamado o algoritmo de Euclides, que
consiste em encontra-o máximo divisor comum entre dois números inteiros
diferente de zeros.
Euclides |
àQuem
foi Euclides: Euclides de Alexandria (viveu entre 360 a.C. — 295 a.C.) foi um
professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes
referido como o "Pai da Geometria". Ele era ativo em Alexandria
durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 a.C.). Sua obra “Os Elementos” é uma
das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro
para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua
publicação até o fim do século XIX ou início do século XX. Nessa obra, os
princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a
partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre
perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.
O Elemento - uma das bases da matemática |
Fonte da biografia de Euclides:
Nos algoritmos existem três tipos de dados, dados de
entrada, dados de processamento e dados de saída.
Dados de entrada: São os dados de entrada do algoritmo.
Dados de processamento: São os procedimentos utilizados para
chegar ao resultado final.
Dados de saída: São os dados já processados.
Exemplo: Escreva um algoritmo que some dois números e
multiplique o resultado pelo numero 1 e identifique os dados de entrada, saída,
e processamento.
Exemplo cômico de um Algoritmo |
Algoritmo: Regras Básicas
1-Todo algoritmo deve possuir um inicio;
2-O algoritmo deve ser escrito utilizando-se blocos de
simbologia básica;
3-O fluxo de execução do programa (As setas deve seguir um
único sentido);
4-Terminação (Fim) será o único bloco que não possui saída
de fluxo;
5-Blocos de decisão (Se) deverão possuir duas saídas de
fluxo, sendo uma para (Falso e Verdadeiro) ou (Sim e Não).
6-Todas as linhas de fluxo devem descer por um lado do
algoritmo e retornar por outro lado, sem que elas se cruzem.
7-Devemos preferencialmente escrever o algoritmo sempre da
esquerda para a direita ou de cima para baixo.
8-somente poderão ser utilizados os operadores definidos na
tabela de operadores.
9-Conectores somente devem ser utilizados em extrema
necessidade.
10-As variáveis utilizadas no programa devem ser nomeadas
por uma única palavra, sem espaços, acentuação ou símbolos.
O nome da variável deve começar necessariamente por uma
letra e pode ser seguida de letras e número.
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Lembre-se:
Algoritmos não se aprendem:
– Copiando algoritmos;
– Estudando algoritmos;
Algoritmos só se aprendem:
– Construindo algoritmos;
– Testando algoritmos;
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