terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Algoritmos


Algoritmo é uma sequência infinita de dados bem definidas. Resumindo em poucas palavras algoritmo nada mais é que a execução de uma tarefa passo a passo, algoritmos não significam necessariamente ser um programam de computador (embora sua grande maioria seja desenvolvida para ser utilizada em um) e sim os passos para se realizar algo. Também podem ser implementados por outros modos, tais como uma rede neural (estimulando o cérebro).

Como surgiu o algoritmo

Surgiu no ano 300 a.C., chamado o algoritmo de Euclides, que consiste em encontra-o máximo divisor comum entre dois números inteiros diferente de zeros. 

Euclides
àQuem foi Euclides: Euclides de Alexandria (viveu entre 360 a.C. — 295 a.C.) foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Ele era ativo em Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 a.C.). Sua obra “Os Elementos” é uma das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua publicação até o fim do século XIX ou início do século XX. Nessa obra, os princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.
O Elemento - uma das bases da matemática
Fonte da biografia de Euclides:



Nos algoritmos existem três tipos de dados, dados de entrada, dados de processamento e dados de saída.

Dados de entrada: São os dados de entrada do algoritmo.

Dados de processamento: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final.

Dados de saída: São os dados já processados.

Exemplo: Escreva um algoritmo que some dois números e multiplique o resultado pelo numero 1 e identifique os dados de entrada, saída, e processamento.



Exemplo cômico de um Algoritmo

                                              
Algoritmo: Regras Básicas

1-Todo algoritmo deve possuir um inicio;

2-O algoritmo deve ser escrito utilizando-se blocos de simbologia básica;

3-O fluxo de execução do programa (As setas deve seguir um único sentido);

4-Terminação (Fim) será o único bloco que não possui saída de fluxo;

5-Blocos de decisão (Se) deverão possuir duas saídas de fluxo, sendo uma para (Falso e Verdadeiro) ou (Sim e Não).

6-Todas as linhas de fluxo devem descer por um lado do algoritmo e retornar por outro lado, sem que elas se cruzem.

7-Devemos preferencialmente escrever o algoritmo sempre da esquerda para a direita ou de cima para baixo.

8-somente poderão ser utilizados os operadores definidos na tabela de operadores.

9-Conectores somente devem ser utilizados em extrema necessidade.

10-As variáveis utilizadas no programa devem ser nomeadas por uma única palavra, sem espaços, acentuação ou símbolos.

O nome da variável deve começar necessariamente por uma letra e pode ser seguida de letras e número.
Para nossos leitores que querem um programa que possa executar clique aqui e baixe gratuito.

Lembre-se:

Algoritmos não se aprendem:

– Copiando algoritmos;
– Estudando algoritmos;

Algoritmos só se aprendem:

– Construindo algoritmos;
– Testando algoritmos;

Qualquer dúvida entre em contato
Compartilhe esta postagen.
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário